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Como atrair mais clientes para sua loja de roupas

Nos últimos anos, o varejo tradicional adentrou uma crise que, em contrapartida, serviu de combustível para o  crescimento das lojas online

Embora muitas pessoas pensem que apenas áreas como produtos eletrônicos e móveis vem sendo impactadas pela evolução tecnológica, fato é que a internet possibilita o crescimento de todos os tipos de mercado, e geralmente facilita a vida de empresários e consumidores.

Contudo, em 2017, o Painel Anual do IEMI apontou um crescimento de 8% no varejo tradicional de moda, movimentando neste ano R$220,00 bilhões. 

Mas ainda que as conjunturas apontem uma melhora no cenário que foi açoitado pela crise, é indiscutível que o e-commerce tem alcançado espaço muito rapidamente e se não representa uma ameaça as lojas físicas, minimamente representa uma enorme concorrência. 

Como a internet propicia um ambiente sem fronteiras geográficas para compras, o consumidor tem a seu dispor uma infinidade de possibilidades para comprar, o que faz com que muitas vezes visite lojas físicas apenas com o intuito de provar as roupas para depois comprá-las pelo e-commerce da mesma marca. 

Você pode imaginar que tanto faz para a empresa se você compra no site ou na loja, porque o importante é você comprar, entretanto, muitas lojas de marcas famosas – e mesmo as não tão famosas – que você encontra são franqueadas, o que significa concorrência

Portanto, diante de tantas transformações nos hábitos de consumo e no mercado, é importante que os proprietários de lojas de roupas desenvolvam ações que vão de encontro às novas configurações de mercado. 

Abaixo, confira as melhores dicas para atrair mais clientes para sua loja de roupas:

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  • Conheça bem seu público

Vivemos numa era de excessos em que há abundância de estilos, gostos e produtos a oferecer. 

Se sua empresa não é uma loja de departamentos, certamente deverá vender uma variedade de roupas bem menor do que se encontraria numa daquelas. 

Por isso, trate de definir o público que você busca atingir para delimitar os produtos com os quais vai trabalhar, ou o contrário. 

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O importante é que haja equilíbrio entre aquilo que você busca vender e aqueles para quem você busca vender. 

A teoria da Cauda Longa, desenvolvida por Chris Anderson, salienta que o mercado tem sofrido uma transformação que tem feito com que as vendas de produtos que saem muito no mercado diminuam, ao passo que faz com que as vendas de produtos de nicho aumentem.

  • Crie um ambiente atrativo

A estrutura da sua loja física não precisa ser enorme, e você não precisa investir aquilo que não tem para torná-la maior ou opulenta. 

Em vez disso, busque fazer a decoração e organização de sua loja em harmonia com a paleta de cores de sua logo, por exemplo, ou então em harmonia com o estilo que você objetiva adotar. 

Pinterest é uma ótima ferramenta para pesquisar por ideias legais, e muitas vezes econômicas ou até DIY – do it yourself, ou seja: faça você mesmo.

Seus funcionários também fazem parte do ambiente de sua loja, portanto é fundamental que eles representem os valores da empresa e busquem atender os clientes em conformidade. 

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Muitas vezes, a postura de um vendedor, por si só, conquista um cliente que, à princípio, nem queria comprar nada. 

Tornar o ambiente de trabalho atrativo implica em contar com seus colaboradores para tanto, mantendo-o sempre limpo, organizado e pronto para receber as pessoas.

A exposição das peças tanto na vitrine quanto no interior da loja também são fundamentais para despertar aqjuele interesse no potencial cliente. 

  • Trabalhe com preços justos

A internet é um reduto de promoções, fóruns, redes sociais, apps, bazars… 

Além de ser, é claro, a esfinge dos preços, afinal, é muito típico dos Millennials pesquisarem em diversos sites para avaliar qual o melhor valor do produto que querem comprar. 

Embora os Millennials sejam a maior classe consumidora do país, nem por isso são os únicos que adoram comprar pela internet ou pelo menos comparar os preços que encontram online com os de lojas físicas. 

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Assim, além de realmente trabalhar com preços que possam ser considerados justos, vale muito a pena pesquisar os valores que a concorrência tem colocado sobre os produtos que você também vende. 

O consumidor contemporâneo é rápido e conectado, de modo que tentar ludibriá-lo com promoções que não são promoções é um grande erro para a imagem da sua loja e, consequentemente, para atrair mais clientes. 

  • Trabalhe com Venda Suave

De fato, existem muitos canais através dos quais um cliente pode comprar produtos, o que torna necessário que as marcas se conectem com eles.

Supondo que você vá a uma cafeteria regularmente, é mais provável que você navegue além de tomar o café.

Para que sua loja não seja apenas mais uma loja, trate de construir relações com seus clientes e instruir que seus funcionários também o façam.

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É importante mostrar aos clientes que eles importam, que sua empresa não quer empurrar a ele um produto a todo custo mas, sim, atende-lo como ele desejar.

Isso é chamado de venda suave.

Uma vantagem dos donos de lojas de tijolo e argamassa sobre a concorrência na Internet, por exemplo, é a facilidade de construir relacionamentos pessoais com os clientes.

Considere o crescimento e a influência da internet e dos e-commerces

O momento atual é de ruptura tecnológica sem precedentes na história da humanidade. 

A Revolução Digital transformou por completo a vida da grande maioria das pessoas, de maneira que novos hábitos e padrões se constituíram

Atualmente, é imprescindível uma forte presença digital para realmente se destacar no mercado e atrair mais clientes para sua loja. 

Mesmo que seja apenas uma loja física e não um e-commerce, é fundamental se engajar com o público das redes sociais, que hoje fazem parte do cotidiano de quase todo mundo. 

Neste ponto, há muito o que se considerar, afinal, a tendência é que o ambiente digital seja cada mais equipado para suprir as necessidades cotidianas.

Confira o que não pode faltar para que sua loja física comece a atrair mais clientes:

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  • Presença nas Redes Sociais

A presença nas redes sociais não é importante apenas porque elas são povoadas por bilhões de pessoas ou porque você pode segmentar o seu público para divulgar seus produtos em seu nicho específico. 

De fato, uma das grandes forças das redes sociais está relacionada ao modo como se consome atualmente. 

Há pouco tempo, a propaganda tradicional, disruptiva e feita por quem quer vender um produto, era o que influenciava os compradores. 

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Atualmente, contudo, as pessoas entendem que a própria marca fazendo propaganda de si mesma tem muito menos valor que os reviews feitos por consumidores. 

Seja em comentários ou vídeos nas redes sociais, em avaliações nos próprios sites, em reclamações feitas em sites como o Reclame Aqui, o que realmente importa para a sua marca é como os próprios consumidores vão avaliá-la. 

Assim, interagir com eles nas redes sociais pode ser uma maneira eficaz de conquistar sua confiança e garantir boas avaliações para sua empresa. 

  • Possuir um site

Possuir um site é um passo fundamental para quem quer atrair mais clientes para sua loja, uma vez que representa o equivalente digital à sua loja física. 

Assim, da mesma maneira que sua loja deve ser num ambiente em que o cliente se sinta confortável e deve representar os valores da empresa, o seu site também deve. 

Uma empresa que não possui um site atualmente já está defasada se comparada à concorrência e à velocidade com que o mercado muda. 

Contudo, ter um site amador também não é o ideal para se inserir no ambiente digital. 

Assim como a construção da sua loja física deve obedecer determinados requisitos, a de seu site também, e nada melhor que uma boa dobradinha de programadores e webdesigners para saber o que é fundamental para cada tipo de site. 

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Ter um site não necessariamente implica que seja um e-commerce.

Caso você não queira vender pela internet, pode criar um site institucional, mas o ideal é que as atividades de sua empresa também ocorram online, uma vez que o curso do mercado é este. 

Para isso, seu site de vendas deve atender a requisitos bem específicos para fornecer ao potencial cliente uma boa experiência do usuário. Portanto, é imprescindível a escolha de um bom desenvolvedor de sites, isso lhe garantirá visibilidade, atração de potenciais clientes e sucesso com sua loja online.

Com isso, para criar seu site busque profissionais que podem te orientar e  considere estes principais aspectos: 

  • Apresentação da empresa
  • Layout do Site
  • UX Design
  • Responsividade
  • Velocidade de carregamento 
  • Funcionalidades para o usuário 
  • Galerias de produtos funcionais
  • Chat
  • Campos para contato 

  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Possuir um site é fundamental para a presença online da sua empresa, mas ele, por si só, não irá atrais mais pessoas para sua loja de roupas. 

Após criar seu site, são necessárias uma série de ações para que ele obtenha tráfego.

As redes sociais são imprescindíveis para tanto. 

Anúncios pagos, como Facebook Ads ou Google Ads, são também uma ótima maneira de gerar visitas. 

Agora, todas as suas estratégias devem contar com a ferramenta de SEO – Search Engine Optimization, que significa otimização dos motores de busca.

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O SEO é uma ferramenta de marketing online vital que gera atenção, cliques e também vendas para varejistas de moda e outros negócios, permitindo que eles atraiam mais clientes.

Um bom testemunho do poder do SEO é a Asos, a vendedora de roupas de melhor desempenho do Google no ranking.

Gerar visibilidade online não é uma tarefa impossível, mas demanda tempo e compreensão, de maneira que contar com o auxílio de profissionais da área pode garantir resultados melhores ou mais rápidos.

Criar um blog é a melhor maneira de utilizar esta ferramenta, atraindo clientes a partir da criação de conteúdo de qualidade.

Uma empresa que trabalha com SEO olha da maneira mais compatível com o mercado do futuro – e também com o atual!

  • Parcerias com Influenciadores Digitais 

Os Influenciadores Digitais, ou Digital Influencers, são as celebridades da Era Digital. 

São pessoas que se engajam de tal maneira com seus seguidores que estes passam a valorizar sua opinião, o que faz com que as lojas, especialmente de roupas, vejam tantas vantagens nestas parcerias. 

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Há também os chamados Micro Influenciadores Digitais, que tem menos seguidores mas são ótimos para se conectarem a nichos ou fazerem sucesso em cidades menores, por exemplo.

O importante para atrair mais clientes para sua loja de roupas é encontrar os parceiros certos, que mais se adequem ao seu objetivo. 

Há sites que conectam empresas aos influenciadores digitais, o que é ótimo para ambos, pois podem encontrar parcerias com grande facilidade.

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