Modelo para criar Mapa do Site

Sobre o modelo de mapa do site

Um fluxograma de sites mapeia a estrutura e a complexidade da sua plataforma atual ou do que você pretende desenvolver.

Um sitemap bem estruturado torna, por exemplo, a experiência de busca dentro dele muito mais fácil. Idealmente, cada parte do conteúdo deve fornecer aos usuários resultados de pesquisa precisos, com base em palavras-chave relacionadas.

Equipes de produto, UX e conteúdo podem usar mapas do site para entender tudo o que está presente na plataforma, e assim planejar, adicionar ou reestruturar as informações para melhorar a experiência do usuário.

Gerador Visual de Sitemap

Modelo para criar Mapa do Site

Continue lendo para saber mais sobre mapas de sites.

O que é um mapa de site?

Um mapa do site funciona como um fluxograma, que pode ser usado como uma ferramenta de planejamento para ajudar a organizar a estrutura existente do site, priorizar as informações relevantes e eliminar conteúdo desnecessário ou duplicado dentro da plataforma. O mapa do site também pode ajudar seu time a identificar lacunas que servirão de base para a criação de um conteúdo futuro.

O fluxograma ajuda você a se concentrar na experiência do usuário e nos objetivos que ele e a sua empresa têm com a plataforma. Logo, criar um mapa do site contribui para a execução de projetos como lançamentos, auditorias ou a reestruturação do design da sua página na internet.

Idealmente, seus usuários não devem ficar confusos ao navegar em seu site ou interagir com qualquer conteúdo seu. Os mapas de site te ajudam a identificar áreas de atrito ou lacunas no fluxo de navegação do usuário, por isso pode ser construído a partir de uma estrutura de fluxograma.

Crie seu próprio mapa do site

Fazer um mapa do site é fácil. A ferramenta de lousa digital da Miro é perfeita para te ajudar a criar o mapa do site e compartilhá-los com as partes interessadas para testes e feedbacks. Comece selecionando o nosso modelo de mapa para sites, e siga as etapas para criar o seu.

1. Esclareça o propósito e os objetivos do seu site

Os sites devem ter foco e serem fáceis de navegar. Dentro do template da Miro, peça ao seu time para expressar os objetivos e os propósitos principais que enxergam em seu site usando o recurso de notas adesivas. Elas podem ser divididas em objetivos específicos e marcadas por diferentes cores para cada página de seu site. Seu mapa de sites deve te ajudar a determinar se cada página atual realmente atende aos objetivos definidos na criação dela. A forma como ela foi feita e as informações que contêm são suficientes para levar o visitante adiante?

2. Adicione wireframes e defina o seu fluxo

Você pode construir seu o fluxograma do seu mapa de site com base em um wireframe ou criar um modelo rápido com as formas e imagens de nossa biblioteca. Certifique-se de que a experiência do usuário está sendo representada com precisão e seu fluxo está indicado corretamente com as setas de direção.

3. Identifique se há conteúdo duplicado e sinalize-o para revisão

Use as etiquetas numéricas para mapear o fluxo de usuário e classificar a relevância de cada página do site, da maior para a menor. Sinalize o conteúdo duplicado com símbolos relevantes, como emojis. Faça o mesmo para marcar possíveis informações conflitantes ou páginas que não convertem.

4. Simplifique seu funil de conversão

Depois de terminar a adição das novas páginas ao seu fluxograma, faça um mapeamento e observe se existem etapas duplicadas no caminho que um visitante precisa percorrer para cumprir os objetivos do canal como fazer uma inscrição ou concluir uma compra. Quanto menos etapas, mais rapidamente seu usuário poderá ser convertido. Nesta etapa também é útil criar um mapa de pontos de contato com o cliente.

5. Compartilhe o mapa do site

Muitas pessoas estão envolvidas em lançamentos de sites, auditorias ou redesigns: desde web designers, gerentes de projetos, desenvolvedores, redatores, vendas, marketing (pelo menos!). Para alinhar todos dentro dos objetivos do projeto, você pode compartilhar o material, manter o fluxograma visível e facilmente acessível a todos.

Por que usar um fluxograma para criar mapa do site?

Um mapa de sites pode ajudar seus times de produto, UX ou conteúdo a:

  • Apresentar conteúdos que vão ajudar o usuário entender os produtos e serviços que você oferece
  • Reduzir links quebrados em seu site
  • Simplificar o funil de conversão para que o usuário precise dar menos passos antes de converter
  • Manter classificações mais altas nos mecanismos de busca e planejar atualizações regulares de conteúdo para manter uma vantagem competitiva
  • Iniciar um novo negócio, especialmente porque os mapas de site ajudam o conteúdo buscado a ser encontrado mais rapidamente
  • Convide sua equipe para colaborar, conforme as necessidades dos usuários, do conteúdo e da arquitetura do site evoluem
  • Use seu mapa de site também como referência para os projetos de web design. Fique de olho nos elementos finalizados, quais áreas precisam de desenvolvimento e quanto o seu time está progredindo.

Fonte: Miro

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