Você quer aumentar as vendas no e-commerce? Então não cometa essas falhas.
Lembre-se que o consumidor tem a facilidade de conhecer inúmeras lojas on-line a um clique de distância, e basta um deslize para que ele compre na sua concorrência.
Para não correr esse risco, confira nossa lista de coisas que podem atrapalhar as vendas e a imagem do seu e-commerce no mercado digital.
1. Poucas opções de pagamento
Você já deve ter entendido que a internet é um lugar de facilidades, certo?
Então, tudo o que dificulta a compra ou é considerado complicado de ser executado pelo consumidor pode resultar no abandono de carrinho e na desistência da compra.
Um dos muitos motivos para isso acontecer é a falta de opções de pagamento na hora de finalizar a compra.
Imagine só a decepção do cliente ao escolher os produtos no seu e-commerce, adicionar ao carrinho e não encontrar uma opção de pagamento que o atenda?
Para evitar isso, é ideal que você disponibilize diferentes opções de pagamento para o consumidor (boleto, cartões de crédito de diferentes bandeiras, pix, carteiras digitais, entre outras formas).
É claro que você não precisa ter todos os meios disponíveis para o cliente, mas lembre-se que quanto mais meios de pagamento você disponibiliza, maiores as chances de vender seu produto.
2. Site lento
Num mundo tecnológico tão veloz, você acha mesmo que o usuário tem paciência de esperar um site lento carregar?
Nesses casos de sites lentos, a experiência do usuário pode ser muito comprometida, e sua empresa com certeza perderá com isso.
Além do mais, a velocidade de carregamento de um site afeta no posicionamento no Google.
Se seu site demora a ser carregado, com certeza ele não assumirá as primeiras posições das buscas na internet, pois nem o Google e muito menos os usuários gostam disso.
Principais motivos para sites lentos
Servidor de hospedagem
Todos os sites existentes estão em servidores de hospedagem.
Quando algum usuário digita o endereço do seu e-commerce na barra de um navegador e clica para pesquisar, uma solicitação de acesso é enviada do computador do usuário para um outro computador, no caso um servidor.
Instantaneamente o servidor recebe a solicitação e devolve o que foi solicitado pelo usuário, fazendo com que o site pesquisado seja aberto em seu dispositivo.
O que acontece, muitas vezes, é que muitas empresas usam servidores compartilhados com outros sites. Ao fazer isso, infelizmente, seu site fica à mercê de recursos compartilhados também.
Normalmente, a lentidão acontece pela solicitação de acesso estar em uma fila de outras solicitações (já que o servidor é compartilhado com outros sites, entende?).
Ao criar um site, um e-commerce, verifique a contratação do servidor. O ideal é que ele seja dedicado, isto é, exclusivo para a hospedagem do seu site.
Se esse for o problema da lentidão do seu e-commerce, certamente a mudança de servidor pode resolver.
Imagens “pesadas”
Ter um e-commerce muito visitado também requer que os desenvolvedores utilizem imagens atrativas.
Porém, o grande erro é achar que precisam usar imagens com alto grau de resolução para que a “aparência” do site seja a melhor possível.
Imagens “pesadas” só dificultam o carregamento das páginas, tornando-as “vilãs” da história.
O ideal é verificar quais imagens estão afetando a velocidade do site e compactá-las.
Códigos, templates e plugins
A atualização constante de um site é fundamental para uma boa navegação, porque pode haver templates, plugins e ferramentas desatualizadas que prejudicam a abertura de uma página.
Converse sobre isso com seu desenvolvedor.
Além disso, teste a velocidade do seu site usando ferramentas específicas, como a PageSpeed Insights ou Lighthouse.
3. Site não responsivo
Conforme estudo realizado pela Global Consumer Insights, 86% dos consumidores realizam compras por smartphones no Brasil.
O que revela a necessidade de sites serem adaptáveis a todo e qualquer tipo de tela, isto é, ser responsivo.
Além disso, lembre-se que um site sem responsividade pode ser penalizado pelo Google e ter seu rankeamento comprometido nas páginas de busca.
Se você ainda não está convencido sobre a importância de investir em um e-commerce responsivo, aí vão alguns outros motivos:
- melhora a experiência do usuário;
- diminui a taxa de rejeição;
- aumenta as vendas;
- mais compartilhamentos nas mídias sociais;
- acessível de qualquer navegador e tela.
Se você quer ser um lojista on-line alinhado ao novo modelo de compra dos brasileiros, não se esqueça de buscar por criadores de sites que ofereçam a criação de e-commerces responsivos, ok?
4. Descrição mínima dos produtos
Comprar on-line significa não poder testar, provar ou ver “ao vivo” o produto como se faz em lojas físicas.
Então, devido a essas limitações, é essencial que as descrições dos seus produtos em seu e-commerce sejam completas, com detalhes, tamanhos, fotos e até vídeos.
Assim, você consegue sanar às dúvidas dos seus consumidores, além de não correr o risco de perder uma venda por falta de informações.
5. Frete caro
Um valor elevado para a entrega dos produtos do seu e-commerce pode afastar seus clientes, principalmente se eles conseguem comparar o valor em outra loja on-line.
Para evitar que isso aconteça, verifique os preços disponíveis em diferentes transportadoras ou correio e opte por aquele que não seja tão caro para o consumidor arcar.
6. Exceder o prazo de entrega
Comprar on-line ainda não é um hábito para muitas pessoas, é por isso que essa prática é, muitas vezes, cercada de dúvidas em relação ao produto e a entrega.
É importante criar uma boa experiência de compra para seus consumidores, desde seu e-commerce até o momento em que o produto estiver em suas mãos.
Cumpra o que foi prometido no mento da compra e, principalmente, não deixe seu cliente frustrado.
7. Não ter um estoque bem gerido
Para que um e-commerce seja bem-sucedido é preciso que tudo esteja bem alinhado entre o seu site e seu estoque.
Já imaginou se o consumidor paga por algo que você não tem para enviar?
Seria bem constrangedor, não é?
Além de decepcionar o cliente, seu e-commerce corre sérios riscos de ser mal avaliado nas redes socias ou até mesmo em sites como o Reclame Aqui – referência no quesito “opinião de consumidores”.
8. Dispensar o marketing digital
Independente do e-commerce que você tenha é muito importante elaborar estratégias de marketing para tornar o seu site conhecido na internet e para atração de novos clientes.
Existe um grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, mas há algumas estratégias e técnicas específicas que se destacam e que trazem resultados positivos para as marcas que as utilizam:
- Redes Sociais (posts, anúncios pagos, etc.);
- Marketing de conteúdo (blog, parcerias de guest post, etc.);
- E-mail marketing;
- entre outros.
Benefícios do marketing digital
Ao contrário dos esforços despendidos no “marketing off-line”, o marketing digital possibilita que os profissionais de marketing visualizem resultados em tempo real.
Se você já colocou um anúncio em um jornal, saberá como é difícil estimar quantas pessoas realmente acessaram essa página e prestaram atenção ao seu anúncio.
Não há uma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.
Por outro lado, com o marketing digital, é possível saber quais anúncios tiveram melhores resultados, de quais canais vem o tráfego do seu site, dentre outros diversos aspectos importantes para melhorar os resultados das suas campanhas.
Fonte: https://c2ti.com.br/