HOST CONSTROIWEB - Hospedagem Profissional para plataformas digitais.

Como tirar fotos de produtos para loja virtual com o celular

Melhore as configurações do seu celular 

1. Linhas em grade

As câmeras dos celulares surpreendem a cada lançamento. Hoje em dia, são bem mais inteligentes e contam com muitas funcionalidades. 

Mas, não fique pensando que você precisa ter um aparelho de última geração para criar fotos incríveis para sua loja virtual, você pode configurar e melhorar o que você já tem.

O recurso de linhas em grade, por exemplo, geralmente é uma função que vem desabilitada nos aparelhos. No entanto, é possível facilmente ativá-la.

E qual a sua função? Auxiliar no enquadramento dos objetos na hora da foto. 

Ao invés de “medir no olho”, use essa função e enquadre o seu produto para uma foto reta e limpa. 

Você só precisa acessar as “configurações de câmera” e ativar a opção “linhas de grade”. 

HOST CONSTROIWEB - Hospedagem Profissional para plataformas digitais.
Créditos: cafeinacao

2. Foco da câmera 

Outro ponto importante para tirar fotos de produtos para loja virtual com o celular é ajustar o foco. 

Ao abrir a câmera, você pode “focar” o produto tocando na tela até aparecer um “círculo focal”. Posicione ele na parte central do objeto/produto e clique uma foto bem mais nítida. 

Como tirar fotos de produtos para loja virtual – fatores externos

1. Iluminação 

Pode ser considerado o segredo de uma boa fotografia, já que a falta dela pode comprometer a qualidade daquilo que é oferecido ao cliente. 

Se você tiver um lugar com luz natural, maravilha! Aproveite a hora do dia chamada golden hour, hora dourada (começo da manhã e fim da tarde) e tire suas fotos. 

Se esse não for o seu caso, aposte em um mini estúdio ou caixa de luz feita de papelão e folhas brancas. Veja um vídeo mais explicativo aqui. 

HOST CONSTROIWEB - Hospedagem Profissional para plataformas digitais.
Créditos: Pretty Handy Girl 

Se o seu produto for roupas, por exemplo, o melhor para o consumidor é vê-las em uso.

A não ser que você tenha uma supercaixa de luz que lhe caiba ou estúdio, o melhor é escolher uma parede branca para tirar as suas fotografias.

Lembre de apoiar o celular ou usar um tripé para mantê-lo estático. Você também pode usar o timer de captura de foto do celular para tirar fotos sozinhas, se for o caso.   

Você também pode aproveitar os espaços públicos, como shoppings, ruas, etc. onde a luz natural predomina. Depois, use editores de fotos para ajustar alguns detalhes.

Inclusive, criamos uma lista com os 11 melhores editores de fotos on-line que pode ser útil para você agora. Dê uma olhada e já selecione algumas fotos para testar.  

2. Ângulos 

Quanto mais detalhes você fornecer do seu produto, mais rápida será a decisão de compra do consumidor.  

Lembre-se de que ele não pode tocar, experimentar ou sentir o produto, então você precisa transmitir tudo isso a ele através das suas fotos, descrições atraentes e vídeos. 

Explore os ângulos e aproxime os detalhes, como na sequência abaixo.

HOST CONSTROIWEB - Hospedagem Profissional para plataformas digitais.
Crédito: Ninabag

3. Pessoas

Principalmente se o seu produto estiver relacionado à vestuário, é importante que ele seja fotografado no corpo de pessoas reais. 

Pense num relógio, você pode e deve fotografá-lo sozinho, com detalhes e afins, mas também é importante mostrá-lo em uso, no pulso de alguém. Assim as pessoas conseguirão sanar suas dúvidas sobre a dimensão dele, aparência, etc. 

O mesmo acontece com joias, calçados, bolsas e até mesmo maquiagens.  

Não se esqueça que o produto precisa ser o elemento de maior destaque na fotografia. Caso contrário, o consumidor pode ficar perdido com tantas informações. 

4. Vídeos 

De acordo com pesquisas realizadas pela Statista (2021) sobre o setor de lojas virtuais, usar vídeos pode aumentar as compras de produtos em 144%, isso porque gera mais confiança ao mostrar seus itens detalhadamente e de forma dinâmica. 

É verdade que você não precisa ser um profissional de edição de vídeos, mas considerar essa opção na sua loja virtual pode ser um diferencial e tanto. Inclusive, você pode editar por aplicativos no próprio celular. 

HOST CONSTROIWEB - Hospedagem Profissional para plataformas digitais.

Existem 4 tipos de vídeos que você pode gravar: 

Vídeo demonstrativo

O foco está em mostrar as características e as especificidades do produto. Exemplo: uma loja de calçados que faz um “provador”, mostrando a real performance do item nos pés das pessoas. 

Vídeo tutorial 

O foco está em ensinar o passo a passo de uso do produto. Um supermercado, por exemplo, pode ensinar receitas com determinado item que querem vender mais naquela semana. O mesmo vale para marcas de cosméticos, que pode gravar vídeos tutoriais com aplicação do produto. 

Vídeo Comercial 

O objetivo aqui é mais voltado para venda, como se fosse um comercial, sabe? Nele, você ressaltará os benefícios daquele produto, vantagens e afins com o intuito de fazer o consumidor comprar quanto antes. 

Vídeo de unboxing 

Muito em alta em plataformas com o YouTube, o vídeo de unboxing representa o registro do consumidor ao abrir a caixa do produto e a sua primeira experiência com ele. 

Para a sua loja, você também pode mostrar esse processo de embalagem, cuidados com a entrega, etc. 

O grande objetivo dos conteúdos filmados é, na verdade, para encantar o cliente. 

Portanto, não deixe de acrescentar os takes do seu produto à sua loja virtual. 

Fonte: https://c2ti.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 − 38 =