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Como trabalhar com marketing digital?

O mercado digital cresce a cada dia, sendo que todas as áreas ligadas a esse universo também têm tido um aumento crescente. Sem dúvida, o marketing digital é uma delas, visto que envolve um conjunto de atividades estratégicas executadas on-line, com o objetivo de atrair clientes, construir audiência ou consolidar a identidade de uma marca. 

Visto que existem diversas atividades envolvidas na realização e execução de boas estratégias de marketing digital, essa é uma área que tem uma demanda constante de bons profissionais. De modo que trabalhar com marketing digital é uma excelente opção de carreira. 

Se você se identifica com essa área, talvez se pergunte: Como trabalhar com marketing digital? Nesse artigo você vai obter informações e orientações práticas para aprender a como trabalhar com marketing digital e conquistar sucesso profissional.

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Sobre o marketing digital

Para começar a aprender como trabalhar com marketing digital, é importante entender mais profundamente como essa área funciona e quais são as principais vantagens de trabalhar nela. Confira mais sobre esses aspectos a seguir.

O que é o marketing digital e como funciona?

O marketing digital visa a promoção de uma empresa ou marca no ambiente on-line. Esse tipo de marketing é segmentado, ou seja, direcionado às pessoas que são potenciais compradoras ou consumidoras de certo produto ou serviço. Além disso, as estratégias de marketing digital são adaptadas aos canais digitais mais adequados ao público-alvo de uma marca ou empresa, permitindo a análise dos resultados de maneira bastante eficaz. 

Ao realizar ações focadas em marketing digital, é possível aumentar de forma consistente os resultados de uma empresa, com um investimento menor e mais eficiente do que o marketing tradicional. Mas quais são as vantagens de ingressar nessa área? Ter essa resposta é muito importante ao pensar em como trabalhar com marketing digital. Veja mais a seguir.

Quais são as vantagens do marketing digital?

A área de marketing digital é uma das mais promissoras no mercado de trabalho atualmente. Já faz algum tempo que a internet é uma ferramenta poderosa para a construção de um negócio sólido, visto que torna possível atingir diversos públicos. Além disso, por conta da pandemia, muitas empresas que não utilizavam estratégias de marketing digital tiveram que se reinventar, e passaram a usar a internet como ferramenta de prospecção e comunicação com seu público-alvo. Isso significa que existe uma ampla oferta de vagas nessa área.

Os profissionais que se especializam em uma ou mais áreas englobadas pelo marketing digital tem a possibilidade de obter um ótimo salário, valorização e crescimento nas empresas. Além disso, é garantido que essa profissão ainda será relevante no futuro, já que o marketing digital se torna a cada dia mais essencial dentro das estratégias de todo tipo de marcas e empresas. Isso deixa claro que aprender como trabalhar com marketing digital tem excelentes vantagens. 

Principais áreas de trabalho do marketing digital

Ao aprender mais sobre como trabalhar com marketing digital, é importante entender que dentro do marketing digital existem várias áreas em que você pode se especializar e atuar. Confira mais sobre cada uma delas.

Produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é a produção e distribuição de conteúdo relevante através dos meios digitais, direcionado ao público-alvo daquele produto ou serviço. Cada conteúdo tem um objetivo, seja atrair, construir uma audiência qualificada ou efetivar vendas. Esse conteúdo pode ser produzido em vários formatos, como vídeos, blogposts, e-mail marketing, e-books, posts em redes sociais, etc. 

Em vista da necessidade contínua de conteúdo para alimentar as plataformas digitais, cada vez mais empresas e marcas necessitam de criadores de conteúdo online. Assim, ao analisar como trabalhar com marketing digital, é importante que você pense em suas habilidades. Você gosta de escrever textos ou criar vídeos? Gosta de trabalhar com criatividade e persuasão? Se a resposta for sim, essa é uma excelente área do marketing digital em que você pode se aprofundar.

No entanto, tenha em mente que é essencial ter bons dispositivos para quem for trabalhar com produção de conteúdo, pois são necessários ótimos notebooks, que aguentem rodar diversos programas simultaneamente. Não deixe de conferir quais são os Melhores Notebooks de 2022, já para quem busca economizar no investimento nos aparelhos para o trabalho, confira também os Melhores Notebooks com Bom Custo-Benefício.

E-commerce

As lojas online não param de crescer, por isso existem muitas oportunidades para trabalhar nessa área. O profissional da área de e-commerce realiza o gerenciamento de sites de compras, configuração e manutenção dos sistemas, edição do layout do site, campanhas on-line, dentre outras tarefas que visam a expansão de uma loja on-line e a fidelização dos clientes. 

Assim, ao pensar em como trabalhar com marketing digital você precisa avaliar se essa área é adequada para você. Visto que você irá atuar com tarefas de gerenciamento e estratégias de venda, é importante que goste da área de vendas, seja proativo e habilidoso com o gerenciamento de sistemas. Dessa forma, você irá realmente apreciar o trabalho na área de e-commerce, executando as melhores estratégias para aumentar as vendas e melhorar a navegação do site.

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SEO

Hoje em dia é natural buscar respostas para dúvidas sobre produtos e serviços através de pesquisas na internet. Assim, atuar na área de SEO é uma ótima oportunidade para quem pensa em como trabalhar com marketing digital.

O SEO é a sigla em inglês para otimização de mecanismos de busca (como o Google), com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site ou blog, para que consiga ser encontrado e acessado entre os primeiros resultados de uma pesquisa, trazendo mais audiência e potenciais clientes para uma empresa ou marca. 

Para que essa otimização possa ser eficiente, o profissional de SEO precisa pesquisar quais são as palavras-chave mais buscadas no momento, quais títulos e subtítulos devem trazer essas palavras, como formatar um texto para que ele seja bem posicionado, dentre outras técnicas de otimização. Se você gosta de pesquisar, analisar dados e buscar sempre os melhores resultados, a área de SEO é uma boa opção para você.

Agência de marketing digital

Trabalhar em uma agência é outra possibilidade para quem está pensando em como trabalhar com marketing digital. As agências focadas nesse tipo de marketing têm variados clientes, cada qual com suas respectivas demandas. Isso pode enriquecer seu dia a dia profissional, visto que poderá aumentar seus conhecimentos na aplicação de estratégias de marketing digital em diferentes cenários. 

Outra vantagem de trabalhar em uma agência é o ambiente. Trabalhar em equipe, em contato com outros profissionais de marketing digital mais experientes geralmente ajuda no crescimento profissional. Para que você possa ter sucesso ao trabalhar em uma agência é necessário ter comprometimento em atingir as metas estabelecidas, foco, saber trabalhar em equipe, ter criatividade e versatilidade. Desse modo você será bem sucedido.

YouTube

O Youtube é a plataforma de vídeos mais acessada no mundo, de modo que é uma boa alternativa ao pensar em como trabalhar com marketing digital.

A maioria das empresas ou marcas usam vídeos em suas estratégias. Vídeos bem planejados conseguem prender a atenção, emocionar e até influenciar na decisão de compra de uma pessoa. Além disso, o potencial de exposição de um negócio ou marca é gigantesco.

O profissional que cria vídeos para o Youtube precisa saber escrever um bom roteiro, com criatividade, usando gatilhos mentais, storytelling e outras ferramentas de persuasão. Além, é claro, de saber manusear a câmera para o seu vídeo. É essencial você usar uma boa câmera profissional para fazer seus vídeos. No entanto, muitos profissionais também trocam o uso de uma câmera por um bom celular para gravação.

Depois da gravação é necessário editar o material de maneira que realmente atraia e prenda a atenção do público-alvo escolhido. Além disso, é preciso escolher bem as palavras-chave do título, descrição e tags, saber analisar as métricas de resultados e as tendências dentro da plataforma. Ser criativo, focado, antenado, persuasivo e entender de edição são características fundamentais se você deseja trabalhar com marketing digital para o Youtube.

Landing Page

Landing Page é uma página de captura, com o objetivo de conseguir leads (contatos de clientes em potencial) e converter vendas. Essas páginas são muito importantes dentro de uma estratégia de marketing digital, pois através delas é possível conseguir os contatos de uma pessoa (telefone ou e-mail), em troca de um conteúdo de valor para ela, como um e-book, por exemplo.

Isso torna possível realizar ações posteriores que sejam personalizadas e realmente encantem esse potencial cliente. 

O profissional que cria e gerencia Landing Pages precisa conhecer bem o público-alvo da empresa ou marca, para que possa ser específico em criar um tipo de conteúdo e uma chamada para ação que convença a pessoa a fornecer seus dados de contato.

Precisa também entender sobre Inbound Marketing e funil de vendas, para que possa ter sucesso em sua estratégia. Por fim, é necessário avaliar os resultados e ser adaptável, para mudar a estratégia quando necessário. Assim, ao pensar em como trabalhar com marketing digital, avalie se você possui tais habilidades e características, que são essenciais para o trabalho. 

E-mail marketing

O e-mail permite uma comunicação direta com o lead, tem baixo custo e torna possível saber com certeza se aquele conteúdo foi entregue ao destinatário. Também permite enviar conteúdo chamativo para envolver o cliente em potencial, preparando o caminho para a venda. O e-mail marketing possui resultados efetivos em vendas e fidelização de clientes. Por essas e outras razões, a área de e-mail marketing deve ser considerada se você está avaliando como trabalhar com marketing digital. 

O profissional especialista em e-mail marketing procura avaliar que tipo de conteúdo e linguagem de comunicação pode dar mais resultado para cada lead, com base nas informações que tem em mãos.

Com essas estratégias em mente, ele cria o conteúdo e o envia. Aí vem a parte de monitoramento dos resultados, utilizando ferramentas específicas de análise para descobrir quantas pessoas abriram o e-mail ou clicaram na mensagem. Com base nisso, é possível ajustar as estratégias. Se você é uma pessoa criativa, organizada, que gosta de trabalhar com metas e sabe analisar métricas, essa é uma ótima área para você.

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Como trabalhar com marketing digital

Agora que você entendeu um pouco mais sobre cada área de atuação dentro do marketing digital é importante conferir algumas orientações que te ajudarão a conseguir uma colocação no mercado e realizar um bom trabalho. Confira!

Crie um bom currículo

O primeiro passo é criar um bom currículo. É preciso destacar que você possui criatividade e boa disposição para trabalhar com marketing digital. É importante que o currículo tenha diferenciais, que o destaquem. 

Além de colocar todas as informações básicas, como cursos que te ajudaram a aprender como trabalhar com marketing digital e suas experiências profissionais, é interessante apostar em formatos inovadores, como currículos em vídeo ou com elementos de design diferenciados. Usando criatividade e bom senso você conseguirá criar um excelente currículo.

Tenha bons dispositivos para trabalho

Visto que o trabalho online exige o acesso constante ao mundo digital, é imprescindível que você avalie a necessidade de adquirir bons aparelhos eletrônicos.

Ao aprender a como trabalhar com marketing digital, e ao ingressar de fato nessa carreira, você precisará de equipamentos de qualidade, que suportem as tecnologias mais atuais e que tenham funcionalidades importantes, úteis em seu trabalho digital. 

Os dispositivos mais comuns para trabalhar com marketing digital são os notebooks, mas ainda tem bastante profissionais que fazem o trabalho por meio de um tablet ou celular. Veja qual aparelho cabe em seu orçamento, mas que sejam duráveis e de marcas reconhecidas pela qualidade. Assim você terá ferramentas que vão agilizar bastante seu trabalho no dia a dia.

Trabalho em equipe é essencial

Ao planejar como trabalhar com marketing digital, também é importante pensar se você gosta de trabalhar em equipe. Se escolher trabalhar em uma agência, terá que trabalhar em conjunto com outros profissionais durante os projetos. 

Mesmo que escolha atuar em outras áreas do marketing digital, terá que trabalhar alinhado com as orientações do seu gestor ou cliente. Por isso, é importante que você saiba compartilhar informações, trocar ideias, aceitar sugestões e também ceder. Essas habilidades contribuem para um ambiente de trabalho agradável e colaborativo.

Mantenha-se sempre atualizado

Em vista dos avanços tecnológicos, as áreas relacionadas ao marketing digital mudam com bastante rapidez. Para ser um profissional de sucesso você precisa se atualizar constantemente. É importante sempre buscar novos meios de aprender a como trabalhar com marketing digital.

Algo que ajuda é estar sempre atento, procurando novidades dentro da sua área de atuação, como livros, newsletter e vídeos.

Depois, busque colocar em prática o que foi aprendido em seu trabalho e converse com outros profissionais sobre esses assuntos. Essa troca o ajudará a enxergar as informações sob outros pontos de vista.

Use as redes sociais em seu favor

As redes sociais são excelentes ao buscar uma colocação. Muitas empresas anunciam vagas relacionadas ao marketing digital através de posts em seus perfis e também em grupos.

Assim, tenha um perfil ativo nas principais redes sociais. Siga páginas e grupos que sejam relacionados ao marketing digital. Use a tecnologia a seu favor, e sempre confira os seus posts na versão mobile também, pois grande parte dos usuários das redes sociais acessam as páginas por meio de um celular, e a visualização deve ser perfeita nesta versão também.

Tenha boas análises e soluções de problemas

Saber fazer boas análises e encontrar soluções para os problemas que surgem é algo que ajuda bastante ao passo que você aprende como trabalhar com marketing digital. Cada área de atuação exige conhecimento em um tipo de análise de métricas específico. Avaliar números e resultados é fundamental para descobrir se as estratégias estão tendo os resultados esperados. 

Se os números não forem satisfatórios, é necessário buscar soluções que realmente possam mudar o cenário. Para que você possa desenvolver essas habilidades, é essencial estudar conteúdos relacionados à sua área e ouvir relatos de outros profissionais. Assim você saberá analisar e lidar com cada situação em seu cotidiano de trabalho. 

Faça networking

Umas das ferramentas mais importantes que um profissional de marketing digital pode ter é um bom networking.

Networking é a construção de uma rede de relacionamentos profissionais. O networking abre portas, permitindo que você crie relacionamentos com outros profissionais e promova sua imagem profissional, algo muito importante ao planejar como trabalhar com marketing digital. Além disso, um bom networking pode resultar em excelentes oportunidades de trabalho.

Para fazer um bom networking, procure se aproximar de profissionais que têm relação com sua área de atuação dentro do marketing digital. Poderá ter esse contato através de feiras e eventos, entrevistas de emprego, redes sociais, etc. Procure ser amigável e estimular um diálogo interessante, em que poderá ouvir experiências e também contar mais sobre a sua trajetória profissional. Ter essa rede de contatos o ajudará em diversos sentidos, por isso sempre busque fazer um bom networking. 

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Acompanhe tendências do mercado

É importante que o profissional de marketing seja extremamente adaptável, já que o ambiente digital muda sempre. É preciso ser rápido em acompanhar as tendências do mercado, para não perder oportunidades e criar estratégias que realmente funcionem. 

Visto que as tendências no mercado digital variam de acordo com o nicho, é importante que você se mantenha sempre bem atualizado, estudando tendências dentro da sua área de atuação e pensando em como colocá-las em prática em seu trabalho.

Seja criativo

A criatividade é uma qualidade essencial para um bom profissional de marketing digital. Através da criatividade é possível criar estratégias diferenciadas, que atinjam o público-alvo de uma marca. Além disso, a criatividade auxilia na resolução de problemas dentro de um negócio.

Ao buscar cada vez mais aprender como trabalhar com marketing digital, é fundamental desenvolver a criatividade. Procure sempre pensar fora da caixa e nunca deixe de estudar. Profissionais criativos são muito requisitados, então essa qualidade é cada vez mais valorizada no mercado.

Dicas para trabalhar com marketing digital

Como trabalhar com marketing digital de modo a ter sucesso profissional a médio e longo prazo? Confira a resposta a essa pergunta a seguir.

Construa sua presença online

Uma identidade marcante é fundamental para o seu sucesso profissional. Assim, ao planejar como trabalhar com marketing digital é importante que você construa uma presença online forte e constante. Poderá fazer isso através de um blog pessoal, site ou perfil em redes sociais. 

Ter uma boa presença on-line gera credibilidade e o ajuda a se fixar no mercado. Permite que seus potenciais clientes ou empregadores o encontrem, tenham acesso fácil ao seu portfólio e conheçam suas habilidades. Assim, busque construir e manter sua presença online.

Não deixe de aprender

É importante nunca deixar de investir em treinamento e qualificação pessoal, buscando cada vez mais aprender como trabalhar com marketing digital. Não deixe de tirar tempo para fazer cursos de atualização, e assim aumentar seu conhecimento.

Outra coisa que pode ajudar no seu crescimento é aceitar sugestões e feedbacks de outros profissionais. Pensar a respeito disso o ajudará a corrigir pontos em seu trabalho que deixam a desejar. Se fizer assim, mantendo um pensamento equilibrado sobre suas próprias habilidades e características, você vai conseguir evoluir como profissional de marketing digital. 


Encontre mentores

Mentores também podem ser de muita ajuda ao passo que você aprende a como trabalhar com marketing digital. Mentores são profissionais mais experientes que podem te ensinar, orientar e motivar em seu ramo de atuação. Eles podem ser profissionais mais experientes com os quais você trabalha, ou podem ser mentores especializados, que são influenciadores digitais. 

Quando encontrar seu mentor, busque adquirir o máximo de aprendizado possível, troque ideias, faça perguntas e observe suas estratégias na prática. Isso fará toda a diferença para seu crescimento profissional.


Obtenha experiência

Se você está iniciando do zero e precisa de alguma experiência para começar, uma excelente estratégia é criar seu próprio site, blog ou postar conteúdo nas redes sociais. Assim, será possível praticar o que aprendeu em seus cursos e obter experiência em aplicar as estratégias de marketing digital. 

Dessa forma, você poderá apresentar esse projeto pessoal a possíveis empregadores, demonstrando sua experiência na área. Além disso, você também poderá usar o conhecimento obtido para começar seu próprio negócio, se assim desejar.


Invista em eventos

Participar de eventos relacionados ao marketing digital é bastante importante para profissionais da área. Esses eventos podem ser congressos, palestras, conferências, workshops e webinars. Os eventos oferecem uma excelente oportunidade para fazer networking, conhecendo outros profissionais de sua área de atuação. 

Aém disso, nos eventos são apresentadas muitas novidades da área, bem como informações que podem enriquecer e direcionar melhor seu trabalho, para que você possa  aprender como trabalhar com marketing digital de um modo inovador. Procure se informar sobre quais eventos, presenciais e online, estão sendo realizados e separe um tempo para assistir a alguns deles. Será um bom investimento em sua carreira. 


Tenha um portfólio

Ter um bom portfólio é peça fundamental para um bom profissional de marketing digital. O portfólio é um acervo online de bons trabalhos que você já realizou. Para montar seu portfólio, escolha os seus melhores trabalhos dentro de sua área. Opte por projetos que demonstram suas maiores competências e/ou resultados. Assim, quando um empregador ou cliente acessar seu portfólio, ele terá uma noção clara de suas habilidades. 

Se você está iniciando sua carreira e ainda não tem trabalhos realizados, uma dica é criar  projetos fictícios, que demonstrem suas principais habilidades. Para isso, poderá usar plataformas digitais como sites, blogs ou redes sociais. Dessa forma, você terá como comprovar suas competências profissionais quando for solicitado. 


Aprenda com seus erros

Ao aprender como trabalhar com marketing digital, é importante ter uma coisa em mente: todo profissional comete erros. Nas áreas relacionadas ao marketing digital isso é ainda mais provável, visto que geralmente as estratégias precisam ser colocadas à prova por meio de tentativas. 

De modo que, ao tentar uma nova estratégia de marketing digital, existe a possibilidade de que ela não dê bons resultados. Assim, em vez de se frustrar, encare o erro como aprendizado. Anote a lição aprendida e o que deseja mudar ao criar uma próxima estratégia. Se você lidar com seus erros de maneira madura e responsável, ganhará experiência e crescerá como profissional. 


Procure se especializar em alguma área

Ao pensar em como trabalhar com marketing digital, escolha uma área específica para se especializar. Quanto mais conhecimentos e habilidades relacionadas a essa área você desenvolver, mais oportunidades de emprego você terá. 

Como vimos, existem diversas áreas, como produção de conteúdo, SEO, e-commerce, etc. Poderá então fazer vários cursos focados nessa área, e também buscar uma mentoria. Assim, ao passo que você ganha conhecimento e experiência você vai se tornar um profissional disputado dentro do seu ramo de atuação. Fazer diversas pesquisas e leituras de livros didáticos sobre o assunto também é bastante interessante para quem está pensando em trabalhar na área. Não deixe de conferir os Melhores Livros de Marketing Digital.

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